quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Dragão Cuélebre, o inimigo das Anjanas

Cuélebre (asturiano) ou Culebre (cantábrico), é um dragão- serpente gigante da mitologia asturiana e cantábrica, que vive em uma caverna, guarda tesouros e mantém os anjanas (também conhecidos como xanas) como prisioneiros. Embora sejam imortais, a idade do célebre e suas escamas tornam-se espessas e impenetráveis, e as asas de morcego crescem em seus corpos. Eles devem eventualmente fugir das Astúrias e voar para o Mar Cuajada , um paraíso localizado além do mar.

Eles não costumam se mover e, quando o fazem, é para comer gado e pessoas. Pode-se matar o cuélebre, dando-lhe como refeição uma pedra em brasa ou um pão cheio de alfinetes. Diz-se que seu espeto se transforma em uma pedra mágica que cura muitas doenças.

No solstício de verão , que é uma noite mágica no folclore asturiano e cantábrico, é possível que homens corajosos derrotem o cuélebre , cujos feitiços não entram em vigor naquela noite, casem-se com a xana e obtenham o tesouro. No entanto, nas áreas da Cantábria, diz-se que na noite de São Bartolomeu, a criatura aumenta seu poder e libera toda a sua fúria contra as pessoas em vingança.

0 comentários:

Postar um comentário